quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Grand Canyon

Grand Canyon  é o nome dado a uma fissura natural resultante de constante erosão provocada pelo rio Colorado, e localizada no estado norte-americano do Arizona. Está quase todo contido no chamado “Grand Canyon National Park“, um dos primeiros parques nacionais de todo os Estados Unidos.

Sua extensão é de 446 km, chega a medir entre 6 e 29 km de largura e atinge profundidades de 1600 metros. . Aproximadamente 2 bilhões de anos da história geológica da Terra estão à mostra no local, efeito da passagem do rio Colorado e de seus tributários, que literalmente “esculpem” a rocha camada sob camada, enquanto a planície do colorado, devido a movimentos tectónicos, foi gradualmente elevando-se.


O processo específico, bem como o período geológico em que tal fenómeno ocorreu ainda hoje é motivo de debate por parte de vários geólogos. Estudos recentes, porém, indicam que o rio Colorado estabeleceu seu curso através do Canyon á pelo menos 17 milhões de anos atrás. Desde aquele período, o Colorado vêm gradualmente erodindo a rocha por onde passa, baixando cada vez mais o terreno de seu percurso em detrimento da região à sua volta.

A primeira expedição científica ao desfiladeiro foi dirigida pelo Major John Wesley Powell no final da década de 1870. Powell referiu-se às rochas sedimentares expostas no desfiladeiro como "páginas de um belo livro de histórias".

É considerado uma das sete maravilhas naturais do mundo e um ponto turístico visitado por milhares de turistas anualmente, gerando receita para as cidades e populações ribeirinhas ao desfiladeiro

Bibliografia:

Sem comentários:

Enviar um comentário